segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dia 14- 19-12-2010 Rota para Paso de Jama -Fronteira Argentina e Chile

Saímos pela cidade para tirar algumas fotos e comprar algumas lembranças, 

você não vai acreditar encontramos um Patobranquense lá!
O Manassés, neto do fotógrafo João de Paula! Batemos um papo , ele nos deu umas dicas sobre a viagem até o Peru .









Pegamos o carro para fazer o Passeio de Los Colorados, um passeio por trás da cidade onde pudemos ver outras lindas formações rochosas. Este passeio pode ser feito a pé tbem em cerca de 45 min.













Resolvemos ir a Maimará para ver a “Palleta del Pintor”. Valeu a pena. Sobre o mirante havia um vento tão forte que quase nos derrubava.

Paramos o carro sob umas árvores e fizemos um lanche bem reforçado. Seguimos então rumo a Susques, uma subida de 100km aproximadamente , de 2.200 m acima do nível do mar, para 4,170m.....Já na saída levamos um susto....



o radiador ferveu e jogou fora toda a água, como eu tinha feito um estoque de água para a viagem recolocamos , foram 6 litros!  Andamos mais um pouco......de novo....paramos o carro e logo parou um argentino para ajudar, nos disse para virar o carro no sentido contrário, para pegar o vento de frente e refrigerar o motor, disse também para não viajarmos no pico do calor. Outra dica interessante: disse para subir  forçando o motor, pois assim a bomba d’água  joga mais água refrigerando mais. Bom...mais 6 litros de água!  Subimos mais um pouco .....de novo.....sorte que encontramos uns abençoadinhos , que tinham 4 litros de água que colocamos, nos disseram também para recolocar o filtro de ar pois logo a frente haveria uma tempestade de areia . Conseguimos assim, graças a Deus, subir toda a montanha, chegando aos 4.170m!



É uma estrada muito.,  boa larga e bem conservada, não oferece riscos.




Logo depois que subimos, encontramos uma família do Chile, estavam parados, pois seu carro estava com o “mal da altura”, algo bem comum aqui, pois com o ar rarefeito não há oxigênio suficiente para queimar o combustível, então o carro não anda. Conversamos um pouco, ajudamos quase nada pois não havia muito a fazer, a não ser retirar o filtro de ar....

Fizemos amizade, é uma família muito simpática, são cristãos evangélicos também. Prometeram nos visistar um dia! Glória e Ramón Escobar e seu filho!


Alcançamos o sol novamente!
Chegamos aos altiplanos onde uma nova paisagem  nos esperava, planícies amarelas, imensas e desertas, com morros e montanhas pretas e cinzas circundando-as!










Enfim encontramos as lhamas , ou melhor, as alpacas, que são um pouco menores que as lhamas e servem para retirada da lã, lindas, enfeitadas, mas elas não quiseram conversa....










Logo encontramos uma ciranda :  tempestade de areia , a tempestade de chuva  e o céu azul  dando-nos  uma visão indescritível!

Passamos pelas Salinas Grandes, mas só tiramos algumas fotos, pois o vento e o sal estavam muito fortes!

Seguimos viagem até Susques, mas como ainda era dia e a estrada até Paso de Jama que é a fronteira entre Argentina e Chile, resolvemos seguir viagem por mais 126 km.
Uma estrada muito boa com muitas retas enormes.





Aqui fomos brincando de esconde-esconde com o sol , a lua e as sombras, creio que as paisagens mais lindas deste dia. 

Chegamos a Paso de Jama as 20:15h .
Paramos no Posto IPF que é muito grande, tem até dependências para quem quer descansar, ao custo médio dos hoteis de Purmamarca : 180 pesos p o casal. AH.....      não há mais nada em um raio de 130 km.....  Aqui um vento cortante e fortíssimo ! Algo bem comum como nos disseram, mas que tem a duração de umas 4 h ( passa num “rato”)
Bem com WI-FI fora do ar, apenas nos entocamos na camionete. Tomamos um lanche e dormimos. Não muito bem, por causa do ar rarefeito, passei a noite com enjôo, falta de ar  e a cabeça meio zonza! Pela madrugada esfriou muito!!
Agora é só esperar amanhecer , para atravessar a fronteira rumo a San Pedro de Atacama.
Bjinhos!

4 comentários:

  1. Muito legal, Compadre e Comadre! lindas fotos e, pelo jeito, estão curtindo bastante.
    Eu e a Iva vimos as fotos e os comentários de vários dias.
    Abraço e que nosso Deus abençoe e guarde vocês.
    Jonadab

    ResponderExcluir
  2. Gostei!!!
    Daqui a pouco vai sair foto "plantando bananeira"!!!
    Até que enfim as Lhamas!!!! Estava esperando!
    O que é aquele curativo na mão do pai?
    Beijo!!!
    Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Ah ah encontraram um ex aluno meu kkkkk
    cuidei ele na creche
    lindas as fotos
    já estou com saudades

    ResponderExcluir