terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dia 28 Copacabana - Lago Titicaca

Como dormimos ao lado da aduana Peruana, cedinho fizemos os tramites da migração,tudo demorado e com um atendimento péssimo, tanto do lado Peruano, quanto do lado Boliviano.
Chegamos a Copacabana,  e logo  pudemos ver o Lago Titicaca
Lago Titicaca, com cerca de 8300 km² e situando-se a 3821m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina, superado apenas pelo Lago de Maracaibo, na Venezuela.[1]
Localizado no altiplano dos Andes, na fronteira do Peru e da Bolívia, tem uma profundidade média de 140 a 180 m, e uma profundidade máxima de 280 m.
Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, algumas densamente povoadas.
O Titicaca é interessante pela população vivendo nos Uros, nove ilhas artificiais. Essas ilhas tornaram-se uma grande atração turística no Peru, trazendo excursões da cidade de Puno, no Peru. Outra ilha, Taquile, é outra grande atração turística, apresentando uma comunidade indígena. Os habitantes de Taquile são conhecidos pelos seus produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do Peru.
O azul do Lago Titicaca
O lago Titicaca é alimentado pela água das chuvas e pelo degelo das geleiras que rodeiam o altiplano. É fonte do rio Desaguadero, que corre para o sul através da Bolívia até o Lago Poopó; no entanto, este afluente é responsável por menos do que cinco por cento da perda de água, o resto ficando por conta daevaporação devida ao ventos intensos e à exposição extrema à luz do Sol nesta altitude.
A origem do nome Titicaca é desconhecida; foi traduzido como "Pedra do Puma", combinando palavras da língua local Quíchua e Aimará. Localmente, o lago é conhecido sob diversos nomes.
Como a parte sudeste do lago é separada do resto do lago pelo estreito de Tiquina, os bolivianos chamam essa pequena parte de Lago Huinaymarca e a parte maior de Lago Chucuito. No Peru, essas partes pequena e grande são conhecidas como Lago Pequeño e Lago Grande, respectivamente.

[editar]Berço dos Incas

Segundo a lenda andina, foi nas águas do Titicaca que nasceu a civilização inca. O "deus Sol" instruiu seus filhos para procurarem um local ideal para seu povo. Manco Capac e Mama Ocllo chegaram, então, a uma ilha - mais tarde batizada de Isla del Sol. O local teria sido o berço dos incas, que dominaram a região entre os séculos XII e XVI, quando se deu a invasão espanhola. Diversos sítios arqueológicos podem ser visitados ao longo do Titicaca, que tem como principais habitantes os povosuros, descendentes dos incas. Eles vivem, em geral, da pesca e da agricultura às margens do lago. BY WIKIPEDIA
Depois de algumas buscas por hotéis BB ( Bons e Baratos), na orla o Sr Flores , casado com uma brasileira, nos indicou um pequeno hotel, simples, mas de frente para o lago,Hotel Costaneiro. Diárias de apenas 40 Bolivianos por pessoa ( cerca de 12,00 Reais). Só oferece hospedagem.Com banheiro privado. Pegamos um quarto no 3° Andar, onde tínhamos uma vista linda !
Ao lado um pequeno mirante onde era possível ver o pôr-do-sol no lago!








O Dinheiro daqui é o Boliviano, cambio a 3,5 X 1 Real  ou 2.4x 1 Sol
Nos estabelecemos no hOtel e saímos a pé pela cidade, muitos turistas estrangeiros e também de La Paz, pois era o dia de trazer os carros para serem benzidos!

No passeio, além do lindo lago , vimos coisas interessantes: 
Sacos enormes de pipoca doce!!

O Cachorro cuidando o açougue!

O intenso movimento de turistas


A cidade nos lembrou S P de Atacama, sem a infraestrutura necessária para receber a grande quantidade de turistas que recebe, estão preocupados em lucrar com o turismo e não investem nada na cidade.
Almoçamos num restaurante da Orla, comemos uma Truta a la Plancha, com acompanhamentos, por 20 Bolivares ou 5,80 reais , cada um.
 Passeamos mais um pouco e tiramos algumas fotos, depois fomos para o hotel descansar, mais tarde fomos procurar uma Lan House , para conversar com a família e postar no Blog, mas a Net muito precária, logo nos fez desistir e voltar para o Hotel

 A Igreja de Nossa Senhora de Copacabana 



3 comentários:

  1. Parabéns pela viagem e pela realização do sonho... sigo acompanhando!!!

    ResponderExcluir
  2. O que o Emersom estava cheirando na primeira foto?? rsrsrsrsrs E vc heim cada dia mais elegante e magra, estou ficando com inveja!!!!!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Leci, imagine! Sacos gigantes de pipoca doce!!!
    Pena que n dava para enfrentar, sempre tinha moscas....ecaa!

    ResponderExcluir