sábado, 15 de janeiro de 2011

39° Dia Ilo - Peru

Passeamos a pé por Ilo, fomos ao Mercado Municipal, lá tomamos dois sucos enormes de papaya com pina, que a senhora cobrou um só ( cortesia para brasileiros) 3,50 soles ou 2,40 reais. Comemos um pastel assado, 1,00 sol  ( 0,70 real) cada. Fomos passear na beira mar, muito linda, a cor do mar aqui é diferente!
Depois de muitas fotos fomos conhecer a praia Pozo de Lisas, que é onde pode-se entrar na água, pois em Ilo é Porto, não há  praia....

Percebemos por que todo mundo se maravilha com as praias do Brasil.....Passamos pela primeira praia deles : a praia do Inglês, tinha uns 200 m de extensão, muita pedra, não havia ninguém ali. Chegando a  Pozo de Lisas, paga-se um pedágio,de 1,00 sol para entrar, ali não há casas, somente  alguns estabelecimentos onde funcionam restaurantes. Há um estacionamento grande e então vc desce as escadas para ir a praia, pequena ...uns 2 km de estensão.
Almoçamos ali, um ótimo atendimento, mas como era de se esperar, mais caro que em Ilo, pagamos 23,00 soles ( 18,00 reais ) cada prato, com liguado a milanesa, arroz, batata frita e salada. E  5,00 soles (3,80 reais)  uma cerveja.
Fomos passear pela praia.....aqui também ....entrar, nem pensar.....muito gelada.
Continuamos nossa viagem  pela beira mar, muita areia de um lado, muita água do outro.
Chegamos a Tacna, não entramos na cidade, pegamos logo a Panamericana que vai para a Aduana.
Bom as Aduanas do Peru e do Chile, são as mais demoradas e complicadas, um  SXXX!!
Filas enormes, atendimento péssimo! Dos dois lados!
Chegue com muito tempo e paciência, aqui vc pode perder até três horas na viagem!
Depois de toda papelada no lado Peruano, chegamos ao Chile, fizemos todos os tramites da migração, e adivinhe....tinha que passar toda a bagagem pelo Raio X....imagine....tuuuudo que tínhamos na camionete....
O Emerson ficou “ o manso”,  “ratiou” até dizer chega, e a chata da  fiscalzinha  não quis saber...perdemos umas duas horas, e espero não ter perdido nada ali, pois um pouco ajudava a passar as coisas, outro pouco, pegava lá na frente do RX.
Bom chegou uma hora, depois de termos  passado tuuuuudo que estava no porta-malas, que ela resolveu olhar dentro da camionete, onde havia mais coisas......aí ela desistiu.... deu uma olhada por cima e acabou liberando.
Seguimos para Arica e fomos direto ao Camping onde tínhamos parado na vinda, o Camping  Pirâmide .
Ali sim, fiz uma janta de camping, comidas semi-prontas de mercado, e fomos dormir.