quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

29° Dia - Passeio a Isla del Sol 03-01-2011

Segundo dia em Copacabana, levantamos cedinho para pegar o barco que nos levaria ao passeio à Isla del Sol, queríamos um lugar na parte de cima do barco. Conseguimos, Pagamos 20 bolivianos por pessoa ( 5,80 reais)
é necessário ir bem agasalhado


 Uma paisagem muito linda.....  a cor da água  é surpreendentemente azul! O contraste com o verde, as montanhas ao fundo, os taguás nadando....só que de repente, uma nuvem grande e negra começou a se formar sobre o barco, e ao olharmos mais a frente, percebemos outras já despejando chuva sobre o nosso roteiro.Resistimos bravamente na parte superior do barco por  uma hora + ou-,  ( a travessia até a parte norte dura 2:00 h) ,  mas frio era intenso e apesar de termos ido muito bem agasalhados não deu para agüentar lá em cima, então descemos e terminamos a travessia na parte de baixo, bem mais monótono, mas sem o risco de sair molhados e congelados...eheheh
Ilha do Sol é a ilha mais importante do Lago Titicaca ,

Quando chegamos  ao lado Norte da ilha, já havia um  guia  esperando, (meio chato e repetitivo),
Visitamos o museu, ( bem fraquinho) começamos então a subida, 



conhecemos as Terrazas pré-colobianas, muito interessantes, pois demonstram o esforço do povo Inca e Aymara, para preservar a terra e cultivá-la . Mas também pode-se observar que os seus remanescentes , não estão preservando, nem cultivando as terrazas e várias delas  já se deterioram. Talvez, por que seja bem mais fácil e leve,  sobreviver dos dólares  do turismo, do que empilhar pedras, irrigar os canteiros e cultiva-los...

Levamos a nossa mochila básica, com um lanchinho e suco., fomos com roupas leves, por baixo e tênis confortáveis,  pois há uma subida de uns 50 min, debaixo de um sol de 11:00h. Quando vc for lembre-se de protetor solar e água também!

 Ao chegar ao topo, nas ruínas do Templo Inca, e onde  estão as ruínas do Chinkanas, também conhecidas como El Labirinto,.temos uma visão  maravilhosa do lago. É um lugar muito bonito!


Chincanas -Labirinto





























































Neste trecho o guia dá uma mordida de 15 bolivianos por pessoa, diz que é uma gorjeta, ( mas com valor pré –estabelecido..) , nós  demos 10bs pelos dois.
Ao descermos, o Emerson resvalou e machucou o joelho, terminou a descida mancando



.
Esta foto não é minha, esqueci de fotografar ..kkkk
Fomos então conhecer o lado Sul da Ilha, onde está a Escada Inca e a Fonte da Juventude.
Na parte sul da ilha também está localizada a Fonte da Juventude com os suas três vertentes que simbolizam os três princípios incas:
  1. - Ama K'ella (Não seja preguiçoso);
  2. - Ama Llulla (Não seja mentiroso) e
  3. - Ama Sua (Não seja ladrão) 
 Ah  ....para visitar a parte norte da ilha paga-se 10 bs por pessoa, e para visitar a parte sul mais 5 bs por pessoa.
Escadilla Inca




Chegamos ao lado sul com muita fome, e comemos um sanduíche de pão com frango ( 8,00 bx cada), muuuito fraquinho e uma sopa de quinoa ,(8,00 bs  cada), depois vimos que também serviam truta, mas aí já tínhamos almoçado.
No retorno, passamos pelas Ilhas flutuantes, mas umas genéricas, eu acho, feitas só para tirar mais dinheiro dos turistas, ninguém quis descer para ver, não valia a pena.


Balanço do passeio:
           1. Paisagens muito lindas, mas que podem ser apreciadas no passeio de meio dia, não é necessário o dia todo.
           2. Passar a noite lá, só se vc não tiver nada mais interessante a fazer, ou se quiser curtir                     amizade com uma turma.



 Chegamos muito cansados e fomos para o hotel descansar!
















Um comentário: